Eis mais uma das grandes instituições presentes em Oliveira do Bairro.
Ao serviço dos outros..........e para os outros.
História da instituição
A Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro foi fundada na segunda década do século XX. A primeira revisão dos estatutos da Instituição foi efectuada a 15 de Agosto de 1920, momento em que os fundadores decidiram pela construção de um hospital.
A vida da Misericórdia centralizou-se, então, na construção e funcionamento do seu hospital, fruto do esforço, amor, perseverança da população e de um conjunto de ilustres pessoas de Oliveira do Bairro. A construção deste equipamento colmatou uma falha existente no concelho, uma vez que permitiu que a população, em geral e os grupos mais carenciados, em particular, beneficiassem de tratamento e/ou internamento sem sair do concelho. A 4 de Junho de 1940 foi efectivada a inauguração do Hospital.
Em Fevereiro de 1975 foi dissolvida a Mesa Administrativa, tendo sido a gestão efectuada por uma Comissão Administrativa nomeada por despacho do Secretário de Estado da Segurança Social.
Foi na década de 80 que se iniciou uma segunda fase da vida da Instituição com a construção de um Centro Social direccionado para a Infância e Terceira Idade que, desde logo, passaram a ser utilizadas para o apoio a toda a população do concelho de Oliveira do Bairro e, pontualmente, a situações de fora do concelho.
A construção do edifício da Santa Casa desenvolveu-se em diferentes fases: em 1986, foi concluído o Centro da Infância e Juventude (Lado A); um ano mais tarde (1987) concluiu-se o Lar da Terceira Idade e Centro Dia – Lado A; em 1998, foram concluídas obras de ampliação (Lado B) que possibilitaram a existência de um novo A.T.L., Salão Polivalente e Garagens, para além de aumentar a capacidade do lar de idosos e da construção de Residências de Ocupação Vitalícia.
No decorrer do ano de 1996 foi assinado o acordo para o desenvolvimento do Projecto Intervenção Familiar e Comunitária que decorre até hoje.
Em Julho de 2000, a Instituição abraçou um novo projecto, a construção de um equipamento de apoio à terceira idade na freguesia da Mamarrosa, o Centro Social da Mamarrosa. Em 2007, este equipamento bem como a nova creche a implantar em edifício anexo ao da sede foram submetidos ao programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais).
De momento, as áreas de intervenção da Instituição são: Intervenção Familiar e Comunitária, a Infância e Juventude, a Terceira Idade, a Deficiência, a Formação e a Cultura (Grupo de Danças Tradicionais).