quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Memórias I




Aproveitando o potencial deste Blog, ouso publicar aqui algumas das minhas memórias de infância.
Quero desta forma partilhar o que de bom vivi em Oliveira do Bairro e quem sabe, ajudar alguns de vós a recordar os tempos que já lá vão.

Depois da travessia pela Escola Primária, no meu caso, a nº1 da Palhaça, foi tempo de nos colocarmos a caminho de uma nova etapa. O Ciclo de Oliveira do Bairro

A Viagem “Os autocarros fazem parte das nossas vidas".

O meio de transporte era um autocarro da empresa de transportes José Maria dos Santos, agora se não estou em erro pertence à ETAC (JOALTO) identificados com AVIC Mondego; grupo Joalto, desde Maio de 2003.
Nessa altura, havia ainda uma “personagem” que por vezes apelidamos de “pica” ou cobrador.
Mas aquele homem para mim e para muitos era um Amigo mais um companheiro de viagem. O Sr. João.
Sei que morava lá para as bandas do Troviscal, mas o facto é que nunca mais vi tal Sr. Mas uma coisa me lembro perfeitamente “Bom dia Meninos, o vosso passe” entre outras que não me deixam esquecer este homem que nuca mais vi.
Quando perdíamos ou nos esquecíamos do passe lá ficava o recadinho de no dia seguinte os mostrar-mos com a vinheta bem visível. Mas uma coisa é certa nunca ninguém ficou para trás e quando um de nós faltava o Sr. João perguntava “o que se passa com Zé?”


O Ciclo.

Confesso, que o primeiro impacto de me ver ali a cerca de uns 10 km’s de casa, sozinho, não foi muito agradável. Na altura aquelas coisas de correr para a cantina, ter aulas em salas diferentes, diversos professores. Não estava lá muito adequado aquilo que eu estava habituado e sinceramente houve ali momentos em que a minha Profª Ana Marabuto me fez muita falta.
Mas pronto, tive que me adaptar a novos tempos, novas pessoas e a definitivamente a uma nova forma de estar perante o ensino.
Há coisas, neste caso pessoas que ainda à tempos falei em casa que me marcaram. O Prof. Lima (Já falecido) e o seu Mercedes Amarelo, o Prof. Cruz e o famoso bigode, Júlia Gradeço (actual Presidente do Directivo) e a sua ligação ao Basket e Corfball, Paula Camacho (quem diria agora minha familiar) e a sua prenuncia madeirense ou o Jorge e a sua paixão pelo ciclismo.
Enfim cada um com os seus tiques, cada um com as suas faculdades mas cada um que ainda resiste na minhas memórias, como aqueles a quem eu em primeiro lugar chamei de “Stôr”.
Mas lá atrás referi que criei laços de amizade que com andar dos tempos desapareceram.
Foi com o Adolfo, o Rebelo entre outros que eu joguei ao famoso Cinto ao carriço ao monte entre outras diversões que faziam de nós rapazes irreverentes e irrequietos.
Das idas às Lagoas, aos Gelados da máquina, passando pelas magnificas jogatanas de bola tudo era pretexto para fomentarmos a nossa amizade e a vivência em comunidade.
Quem não se lembra das famosas comemorações da Aula Nº 100 de uma qualquer disciplina. Onde cada um levava o que podia e às vezes também o que não podia. Lá íamos nós todos com o docente também fazer um Piq-Nic comemorativo de tal acontecimento.
Bom e velhos tempos. Tenho pena de nunca mais me cruzar com esta gente que entrou e permaneceu nas minhas memórias. Se calhar evoluíram para “os lados” como eu e por ventura já não os reconheço e nem eles a mim.
Foram bons momentos acabei por Vive(r) Oliveira do Bairro

Continua…

Sem comentários: